
A princesinha do Bolsão Sul Matogrossense completou 63 anos no dia 28/09.
Eu amo viver aqui!

Parabéns Aparecida do Taboado
O presente Projeto de Pesquisa Científico aborda as práticas pedagógicas desenvolvidas com os estudantes do 3º Ano do Ensino fundamental na disciplina de Matemática, propondo aos professores um meio real de aprendizagem, permitindo que o estudante se torne mais perceptivo e competente, e aprendam a utilizar uma infinidades de interfaces no seu trabalho de forma simples e significativa. Além das atividades desenvolvidas em sala de aula, o professor poderá utilizar as novas tecnologias para enriquecer o conteúdo trabalhado. O trabalho apresentará uma análise quanto à criatividade do professor numa visão mais ampla dos elementos que norteiam o ensino. Para melhor entendimento dos dados obtidos, foram registrados através de imagens e scaneados as atividades trabalhadas.
Matemática: A Tabuada e as Tics nas séries iniciais vem auxiliar o professor a enfrentar o dilema de promover a aprendizagem, focando maior atenção nas atividades a serem trabalhadas, abrindo mão da pretensão de controlar o que os estudantes aprendem.
A utilização das TICs na aprendizagem da matemática ajudará nossas crianças no seu desenvolvimento intelectual, ela formará novos conceitos, relacionará ideias, estabelecerá relações lógicas, desenvolvendo a expressão oral, reforçando habilidades, integrando-se na sociedade e construindo seu próprio conhecimento.
Neste projeto Matemática: Tabuada e as Tics nas séries iniciais, será propostos aos professores desenvolver atividades que o torne um mediador, organizador do ambiente para aprendizagem na sala de aula e na utilização das infinitas interfaces disponibilizadas nas Tics. Com uma infinidade de possibilidades o estudante tornar-se a ativo e construtor de seu próprio conhecimento, além disso, mostrar que através da prática e do uso das Tics estaremos ensinando o estudante a pensar, a refletir, a serem críticos, a terem autonomia a serem cidadãos, etc.
Trabalhar com as Tics na aprendizagem da tabuada nas séries iniciais fará com que as aulas seja inovadas com os jogos matemáticos que desafiarão os estudantes a pensar, refletir, trabalhar em conjunto, a fazer relações com o seu cotidiano. Utilizando esses recursos estaremos pensando na educação matemática como prática de possibilidade, reconhecendo sua natureza crítica.
Através da avaliação das atividades trabalhadas em sala de aula, com o uso das TICs foi possível reconhecer as conquistas, bem como verificar as dificuldades e necessidades no processo ensino aprendizagem. Nessa concepção o educando tem a possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento necessita de um maior investimento.
O professor diversificando suas atividades e recorrendo ao uso das Tics estará proporcionando aos estudantes a oportunidade de apontar direções, formular questões, pedir ajuda, tomar decisões, etc. É importante o professor perceber que neste cenário de aprendizagem são os estudantes que o percorrem, e não o professor, tão pouco o livro didático.
Diante desta perspectiva a aprendizagem não ocorre por repetição e mecanização, mas torna-se uma prática social que requer o envolvimento do estudante em atividades significativas.